Blog

A falta de planejamento em marketing, desperdiça dinheiro e gera desespero

Uma agência de publicidade ou marketing digital sempre recebe clientes com a seguinte demanda: “precisamos anunciar para vender rápido, precisamos disso para ontem”.

A urgência da frase acima já é o resultado da falta de planejamento. Uma vez escutei uma frase que faz todo o sentido: Urgente é tudo aquilo que você não fez em tempo hábil e quer que eu faça em tempo recorde” autor desconhecido.

Com certeza você também já ouviu e já reproduziu a seguinte frase: “a pressa é inimiga da perfeição”.

Em um planejamento de marketing ou de campanhas publicitárias, muitos estudos de macro e microambiente são realizados, várias hipóteses devem ser avaliadas, assim como estudos de utilização da linguagem, mídias, tempo de veiculação, além da programação visual ideal, ou seja, essas etapas nunca serão bem feitas se o prazo for para ontem.

O que o público-alvo vê no final é o resultado de várias etapas, e para que a campanha tenha êxito na persuasão, tem que ser bem feita, ou a verba do cliente é simplesmente jogada fora, dinheiro no lixo.

A Black Friday sempre cai em novembro, natal em dezembro, dia dos namorados em julho, festa junina em junho, carnaval, páscoa, dia das mães e dia dos pais tem seus dias de acordo com o calendário, então pra começo de conversa, pelo menos o calendário promocional tem que ser planejado, isso é o básico.

Ninguém cria empresas, produtos e serviços campeões do dia para a noite, com pressa.  O planejamento de marketing deve ser uma das etapas primordiais para ter o resultado positivo e esperado.

Ah, nem falamos em tempo de impressão de materiais gráficos, elaboração de eventos, etc.  Aí você pode estar pensando assim: ah, mas para o marketing digital dá pra fazer do dia para a noite.

Resposta errada!  Os algoritmos, ou robôs dos mecanismos de buscas e mídias sociais também tem o seu tempo para entender os seus objetivos e público e só passam ter boa performance após um tempo de aprendizagem, ou seja, nada é do dia para a noite.

Se você está lendo esse texto e se identificou com vários trechos dele, tá na hora de fazer um planejamento de forma correta!

Evite desperdício de dinheiro! Planeje com antecedência e use o tempo a seu favor para lançar campanhas e poder avaliar o seu desempenho, e caso algo não esteja indo do jeito que você espera, ainda terá tempo para reavaliar e “aparar as arestas” ou “ajustar detalhes”.

Dica bônus: no marketing digital, campanhas mais longas tendem a ter menor CPC (custo por clique), pois a entrega é feita de forma mais assertiva com os parâmetros inseridos nas plataformas e a experiência dos usuários que interagiram.

Se a sua empresa precisa de ajuda para fazer um planejamento, você está no lugar certo e pode contar com a agência Equilíbrio Digital!


Julio Cesar Rogério

Especialista em Marketing e Docência do Ensino superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), pós-graduando em Gestão Estratégica em Marketing Digital pela Faculdade Prominas e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira, atua no mercado de comunicação desde 2001, faz parte do corpo docente da Pós-Graduação de Gestão de Negócios e Marketing Digital da UNILASALLE – RJ, além de já ter palestrado e ministrado aulas em empresas e universidades.

Em 2005, fundou a Equilíbrio Digital, uma agência online e offline que atende clientes de vários tamanhos e segmentos do mercado.