Blog

Portais Imobiliários x Anúncios no Google Ads

Qual a melhor estratégia para divulgar os imóveis da minha imobiliária?

Nos últimos meses o mercado imobiliário sentiu uma queda brusca nos LEADs oriundos dos portais imobiliários, e todos começaram a procurar uma solução alternativa.

Embora muitas imobiliárias estejam tratando como uma solução alternativa, algumas imobiliárias já não são reféns dos portais imobiliários faz algum tempo.

Aqui na Equilíbrio Digital, costumamos dizer que centralizar sua força de captação de LEADs em canais como os portais é o mesmo que construir sua casa em terreno alugado. A imobiliária fica na mão do portal, que de acordo com a lei da oferta e demanda aumenta seus preços e muda as características de planos. O pior é quando o portal afunda em seu alcance, você consequentemente afunda junto, é praticamente um efeito cascata.

Nesse post vamos te apresentar alguns pontos positivos e pontos negativos dos portais imobiliários e das campanhas no Google Ads.

Portais Imobiliários

Pontos Positivos

O alto investimento em tráfego pago dos portais imobiliários (Sim! Eles investem pesado no Google Ads) faz com que eles geralmente fiquem nas primeiras posições da busca, o que levam muitos usuários para lá.

Publicidade é o ato de tornar público, ou seja, quanto mais mídias melhor e maior a probabilidade de atingir o seu cliente em potencial. Sempre é bom diversificar as mídias, e alguns portais ainda possuem valores convidativos, porém é importante verificar bem de perto o retorno que eles estão gerando.

Se você trabalha com um bom sistema (CRM Imobiliário) a integração entre eles é um ponto praticamente essencial e facilita o cadastro e a atualização dos imóveis.

Você consegue listar os imóveis em um site com muitos acessos, apresentando a descrição, localização, fotos e valores deles, além de receber os contatos dos LEADs.

Pontos Negativos

Os seus imóveis estarão no mesmo lugar dos imóveis dos seus concorrentes, ou seja, os seus imóveis fazem parte de uma enorme carteira que aumenta a autoridade do portal para o Google (organicamente falando) e qualquer usuário tem muitas opções para escolher (seu produto é uma gota no oceano), reduzindo a probabilidade de se interessar por um dos seus imóveis.

Os algoritmos dos portais imobiliários são uma verdadeira incógnita. Dificilmente funcionam da mesmas forma entre os diferentes portais, ou seja, você nunca sabe qual estratégia utilizar.

Assim como alguns portais tem os valores convidativos, muitos tem altíssimos valores e esses ainda variam por região.

Você já fez uma estatística dos LEADs que chegam pelos portais imobiliários? Quem investe em outras mídias com um bom trabalho em seu site próprio e campanhas no Google Ads e Redes Sociais, sabe que os LEADs oriundos dos portais chegam em uma temperatura mais baixa. Muitos curiosos e LEADs com contatos falsos. O número de pessoas que chegam a marcar uma visita e que realmente fecham negócios é muito menor.  A qualidade dos LEADs não é lá essas coisas. Lembre-se: volume não é qualidade!

Alguns portais imobiliários são mistos (também possuem outros produtos em geral) que geralmente são considerados site de produtos com valores baixos e “classificados de produtos usados”, o que os tornam com certa descredibilidade para produtos de alto padrão. Se você trabalha com imóveis de alto padrão, tome muito cuidado ao contratar os portais imobiliários, pois eles não são o canal que o seu público procura imóveis.

Google Ads

Pontos Positivos

Quando você procura alguma coisa que quer comprar, qual o primeiro local que você procura?

Se você respondeu “Google”, já tem o primeiro ponto positivo. O Google é o principal site de buscas do mundo e estar no topo dele com um anúncio, quando o usuário pesquisou exatamente o que você tem a oferecer é uma grande vantagem, pois esse usuário vai ser direcionado para o seu catálogo de imóveis (o seu site) e não vai ficar vendo imóveis de mais ninguém, apenas os seus.

Temos várias formas de anunciar no Google, a que descrevemos no parágrafo anterior é a Rede de Pesquisa, onde aparecemos para quem pesquisa exatamente o seu produto, mas também podemos fazer campanhas para aparecer no Youtube. Sim! As campanhas que aparecem no Youtube são feitas dentro da plataforma do Google Ads.

Sabe quando você acessou um site, viu um produto e depois aquele produto fica te “perseguindo” em outros sites? Isso é uma campanha de remarketing e também é  feita pela plataforma do Google Ads e o seu anúncio será exibido em sites parceiros do Google, te ajudando a trabalhar os usuários que por algum motivo não viraram LEADs, ou os LEADs que não estavam no seu momento de compra, esquentando eles no seu funil de vendas.

Com campanhas no Google Ads você tem o controle sobre o seu investimento, e a matemática aqui é certíssima: quanto mais você investe, maior o seu retorno.

As campanhas podem ser feitas direcionadas para um público específico, com horas certas para irem ao ar e com filtros para as características de imóveis que você quiser.

Pontos Negativos

Embora consigamos fazer muitas campanhas, com diversas características bem detalhadas com o foco nos produtos da imobiliária, não é tão fácil criar e gerenciar na plataforma do Google Ads.  Para as campanhas serem bem configuradas, geralmente precisam de um gestor de tráfego qualificado para esse acompanhamento.

A plataforma não é imediatista, ou melhor, ela leva no mínimo 15 dias para começar a performar melhor. Após esses período de coleta de dados com as campanhas ativas, o modo de aprendizado do Google começa a entregar melhores resultados e aí as campanhas deslancham. O objetivo das campanhas não deve ser exclusivamente o tráfego para o seu site, mas sim as conversões, então é necessária uma configuração mais avançada para que elas sejam entregues para usuários que tendem a converter em ligações telefônicas, mensagens por whatsapp ou chatbot e pelo preenchimento de formulários do site.

O site da imobiliária precisa estar muito bem alinhado e configurado para uma melhor aproveitamento. Não adianta fazer uma campanha sensacional e quando o usuário acessa o site e o mesmo é lento para carregamento, não possuí fotos boas, não tem vídeos e tem descrições com erros de ortografia e/ou não são nada atraentes.

Conclusão sobre qual a melhor estratégia para anunciar os imóveis da sua imobiliária

Como tudo o que tratamos aqui na agência, sempre gostamos de manter o Equilíbrio 😉
A análise de métricas e de resultados junto ao dia a dia da imobiliária são importantíssimos para que os gestores e donos de imobiliárias tenham a real noção da quantidade, qualidade de LEADs, de onde eles vem, quanto custam e principalmente qual é a mídia de origem que mais tem fechado negócios na imobiliária.

De acordo com o Consultor Especialista em Marketing e Processos Imobiliários Sidenir Barroso: “Os portais são um mal necessário”, pois ajudam aumentar a probabilidade de negócios, porém as imobiliárias não podem ficar “escravas”, principalmente quando eles são caros e não trazem resultados em negócios.

As várias opções de divulgação e a personalização dos anúncios do Google resultam em LEADs muito mais qualificados, já em um caminho mais próximo de fundo de funil, o que acarreta em um maior volume de negócios.

Construa “a sua mansão em seu próprio terreno”, ou seja, o seu site tem que ser o melhor, pois ele é seu e ninguém irá tirá-lo. Capriche nas fotos, vídeos e descrições. Procure ter um site com uma boa navegabilidade, boa velocidade e conteúdo relevante para o seu usuário. Tenha boas estratégias para converter o usuário em LEAD.

De acordo com as imobiliárias que trabalham corretamente os seus sites e que acompanham os resultados, temos certeza que a maior parte dos negócios gerados é oriunda de campanhas do Google Ads.

Nós da Equilíbrio Digital estamos a disposição da sua imobiliária para analisar o seu site e realizar um bom planejamento de marketing digital para otimizar e escalonar os seus negócios imobiliários.

Gostou!?

Se você é dono ou gestor de imobiliária e quer implementar campanhas eficazes para potencializar os seus negócios imobiliários, preencha o formulário abaixo e vamos agendar uma reunião!


________

Julio Cesar Rogério

Especialista em Marketing e Docência do Ensino superior (Universidade Cândido Mendes – UCAM), em Gestão Estratégica em Marketing Digital (Faculdade Prominas) e Pós-Graduando em Gestão Empresarial (Faculdade Focus); Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira, atua no mercado de comunicação desde 2001, faz parte do corpo docente da Pós-Graduação de Gestão de Negócios e Marketing Digital da UNILASALLE – RJ, é professor do curso de Comunicação Social da UNIVERSO – RJ, além de já ter palestrado e ministrado aulas em empresas e universidades.

Em 2005, fundou a Equilíbrio Digital, uma agência online e offline que atende clientes de vários tamanhos e segmentos do mercado.