Como Construir uma Marca Imobiliária Forte Online: Importância do branding e presença digital para imobiliárias

Construir uma marca forte e consolidada é o objetivo de qualquer empresário. Se você é dono(a) de uma imobiliária, acredito que seu desejo seja que ela se torne reconhecida e que as pessoas confiem nela ao escolher um imóvel, para comprar ou alugar. Afinal, essa é uma decisão importante e ninguém quer se envolver em golpe. Certo?

Mas, também é essencial que essa empresa seja forte no online, porque a maioria dos seus potenciais clientes estão imersos nesse mundo, que é a principal fonte de pesquisa para qualquer área, atualmente.

Por isso, viemos falar um pouco da importância do Branding e da Presença Digital para uma imobiliária. Vamos lá?

1. Primeiro de tudo: o que é Branding?

O branding é uma soma de práticas relacionadas ao propósito, missão, valores, posicionamento e identidade de uma marca. É ele quem cria uma conexão com o cliente, a ponto da marca ficar fixada e desejada na mente dele, sendo esse o ponto-chave para o momento de decisão de compra.

Vamos aos exemplos práticos?

Ao ver essa imagem, em qual marca de refrigerantes você pensou?

Se a resposta foi Coca-Cola, muito bem, você acertou! ✅

E ao ver essa frase?

Nike? Certa resposta! ✅

 

Por último…

E essa COR?

Se você pensou no Nubank, parabéns! ✅

Percebe que em nenhuma dessas imagens tinha o NOME da marca?

Porém, você associou-as às suas respectivas marcas, devido ao poder que o branding causou na sua mente. Há uma conexão imediata, em que, só ao bater o olho, você reconhece a marca.

Bem louco, né?

E, assim, pode ser também com uma imobiliária. Ela pode ter um branding tão forte, que quando uma pessoa for pensar em comprar/alugar um imóvel em X lugar, vai lembrar da SUA imobiliária, por ser referência e ter criado uma conexão na mente desse potencial cliente.

2. Os três pilares do Branding Imobiliário

Já entendemos o conceito de branding e vimos alguns exemplos. Agora, vamos entender melhor como construí-lo no contexto imobiliário, lembrando que ele é relacionado ao seu propósito, posicionamento e identidade de marca.

2.1. Identifique os valores, a visão e a missão da sua imobiliária

Quais são os valores da sua empresa, que visão (responsável por nortear a organização) e missão (razão pela qual ela existe) ela tem? São esses propósitos que irão guiar desde a forma como seus colaboradores trabalham até a imagem que você deseja passar aos seus clientes.

Pense em atributos que representem o que é o seu negócio e ajudem o seu público a se sentir conectado com a sua marca.

Valores bem definidos geram:

  • Conexão sólida com o público-alvo: um cliente quando se sente conectado à marca, tende a querer comprar sempre com ela.
  • Destaque em relação aos concorrentes: a sua identidade bem estabelecida vai se diferenciar no mercado, porque ela terá uma “cara”, uma personalidade única.
  • Alinhamento entre os integrantes da empresa: os membros estarão olhando para a mesma direção, em busca de um mesmo objetivo – comprometer-se com os valores propostos.
  • Norteamento nas tomadas de decisão: um valor será como um guia para todas as providências a serem feitas pela empresa.

2.2. Entenda seu público-alvo e suas necessidades

É muito importante saber para quem se está falando. Pensar que “quanto mais gente, melhor” nem sempre é inteligente, quem são as pessoas que você quer impactar?

Pense em fatores como: idade, gênero, região, poder de compra, interesses pessoais, comportamentos de consumo, entre outros. 

Para ser ainda mais eficaz, elabore personas, que nada mais são que personagens fictícios que representam os diferentes perfis dos seus clientes ideais. Essas personas vão além dos dados demográficos básicos e mergulham nas motivações, desafios e objetivos específicos de cada grupo de consumidores. Dê nomes e personalidades a essas pessoas para que toda a equipe compreenda e se conecte com elas.

Exemplo: Alberto, engenheiro, 43 anos.

Alberto é um engenheiro da Petrobrás, casado, pai de 2 filhos e pretende morar em uma região com mais qualidade de vida próximo à praia. Gosta de assistir séries, beber um bom vinho e comer da culinária italiana. Pratica esportes aquáticos, frequenta academia e gosta de carros grandes (SUV).

Renda Familiar: acima de R$10.000,00

Nível Educacional: Ensino Superior

Status de Relacionamento: casado(a)

Carreira: empresa Petrobrás

Tamanho da empresa: grande

Responsabilidades Profissionais: gerenciamento de projetos.

Esse foi um exemplo de UMA das personas que você pode criar, dependendo do seu negócio. Dessa forma, você vai “visualizando” como um possível cliente seu pode ser. Sacou?

Com um público-alvo bem definido, você saberá o jeito mais adequado de se posicionar para essas pessoas, o que, como e quando falar com elas. Fez sentido para você?

2.3. Escolha a identidade visual que reflita a personalidade da sua imobiliária

A identidade visual de uma empresa é o conjunto de itens que são utilizados nos materiais de comunicação da empresa.

E isso inclui: cores, tipografias, logotipo, grafismos e imagens.

Como mostrei mais acima, você conhecia aquelas imagens só pelas cores, formatos, slogans… isso é identidade visual.

O objetivo de uma boa identidade visual, como já falei,  é dar uma “cara” à marca, justamente uma IDENTIDADE.

Você vai olhar para determinado símbolo e vai se lembrar daquela marca.

Agora, vamos falar sobre outro assunto muito pertinente… 

3. Como criar uma presença digital impactante?

A maioria dos seus consumidores está presente na internet. Então, por que a sua empresa não está? 

Já se foi a fase de ver anúncios de imóveis nos jornais!

5 vantagens da sua imobiliária ter um site:

1. Ela passa a ser encontrada

Quando você quer saber de algum restaurante em um lugar que você vai viajar, você não pesquisa no Google?

Da mesma forma, funciona com a sua empresa. Supondo que a sua imobiliária seja de Pernambuco, alguém pode pesquisar assim:

“Opções de casas para comprar em Recife”

Como elas vão encontrar se você não tiver um site?

2. Traz autoridade à empresa

Um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil em uma rede social. As redes sociais são muito importantes sim, afinal, te aproximam do seu público, mas um site te dá autoridade no mercado.

Com um site, a sua empresa vai promover um produto com muito mais facilidade.

Além disso, criando conteúdos em uma aba de “blog” do site, você prova para o seu público que entende bem do assunto e tem capacidade técnica para solucionar os problemas que ele enfrenta.

3. Escalona o seu negócio

Escalonar é o mesmo que crescer. Você deseja crescer o seu negócio?

Muitas vezes, o site é o primeiro contato que uma pessoa tem com a sua empresa, assim como falei na primeira vantagem.

Para ter mais clientes, você precisa de mais leads. Para gerar mais leads, você precisa de mais visitantes.

E para adquirir mais visitantes, você precisa deste site para recebê-los.

4. Se relaciona com a audiência

É muito mais fácil se conectar com a audiência hoje em dia, seja por meio dos sites ou das redes sociais. Aqui vão algumas formas de se relacionar com ela:

  • Criar uma central de atendimento para responder às dúvidas mais comuns;
  • Publicar textos para blog e responder os comentários;
  • Ter um chat em tempo real para responder os clientes;

5. Vende mais 🤑

Chegou a parte que todo mundo quer saber! Um site pode ajudar muito nas suas vendas.

Voltando ao exemplo da imobiliária de Pernambuco, depois da pessoa pesquisar as casas para comprar em Recife, ela vai analisar as opções > o preço de cada uma > a localização > quantos cômodos têm > vai escolher a melhor para ela > entrar em contato através do site ou telefone > agendar uma visita > fechar o negócio.

Então, meu amigo(a), ter um site é o mínimo para uma imobiliária que quer ser forte e reconhecida.

Além disso, ele precisa ser um site cativante, responsivo (que funcione tanto para computador quanto para celular), com um design interessante, de fácil navegação e que dê para deixar o contato a fim de receber um retorno do corretor.

Mas nem só de site institucional vive uma imobiliária… 

4. O conteúdo relevante é E-S-S-E-N-C-I-A-L!

Mais do que um site com os imóveis disponíveis, apostar em conteúdo relevante é a chave para a sua imobiliária ser vista como autoridade no assunto. Esses conteúdos tiram as dúvidas do público e fazem ele se interessar ainda mais.

E como fazer isso?

  • Redes sociais: use das redes para trazer conteúdos que chamem a atenção dos clientes, como: “Os primeiros passos para um financiamento imobiliário” ou “5 dicas de decoração para cozinhas pequenas”, por exemplo. Nesse espaço, você também pode postar depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos, para aumentar a confiança em alguém que esteja pensando em fechar negócio com a sua empresa. No Youtube, você pode publicar vídeos mais detalhados dos imóveis e apresentar cenas com drone também chama bastante atenção.

  • Blog: por que não ter esses conteúdos citados acima, de forma mais aprofundada, em um artigo de blog? Além de educar o público, também melhora o SEO do seu site. É unir o útil ao agradável! 
  • E-mail Marketing: o e-mail é uma ótima ferramenta para nutrir seus leads, oferecer promoções, alertas de novos imóveis e conteúdos educativos. Você também consegue analisar quais clientes abrem seus e-mails e estão interessados no assunto, e quais não.
  • E-books: você pode oferecer um e-book gratuito sobre algum assunto pertinente, como um “Guia para vender seu imóvel mais rápido”, em troca de alguns dados do potencial cliente, através de uma landing page e, assim, há uma relação recíproca: você oferece um conteúdo interessante e ele se torna seu lead.

Por fim, mas MUITO importante… 



5. Investir em anúncios: vale à pena?

O orgânico (ações que não exigem verba) é necessário? Sim, com certeza! 

Mas investir uma grana para sua imobiliária receber uma visibilidade maior e mais rápida é legal? DEMAIS! 

5 Motivos para você anunciar suas campanhas no Google Ads:

  • Alcance de audiência: com o Google Ads, você pode atingir milhões de pessoas em todo o mundo. A plataforma é capaz de exibir seus anúncios para pessoas que estão procurando ativamente por produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.

  • Segmentação precisa: você pode segmentar seus anúncios com base em fatores como localização, idade, gênero, interesses e muito mais. Isso permite que você alcance um público altamente específico e melhore a eficácia de suas campanhas.

  • Controle de orçamento: o Google Ads permite que você defina um orçamento diário ou mensal para seus anúncios, e você só paga quando alguém clica neles. Isso significa que você pode controlar quanto dinheiro gasta em publicidade e ajustá-lo de acordo com o desempenho das campanhas.

  • Anúncios personalizáveis: você pode criar anúncios altamente personalizados que se adequam perfeitamente à sua marca e mensagem. Também pode-se escolher entre uma variedade de formatos de anúncio, incluindo texto, imagem e vídeo, e personalizar sua mensagem de acordo com o público que está sendo segmentado.

  • Métricas de desempenho: além do mais, você tem acesso a uma variedade de métricas de desempenho que permitem acompanhar o andamento de suas campanhas em tempo real. Isso possibilita realizar ajustes rapidamente e melhorar a eficácia de suas campanhas.

No geral, o Google Ads é uma das plataformas de publicidade online mais poderosas disponíveis hoje. Se você ainda não investiu em publicidade dessa forma, chegou o momento certo para aproveitar todas essas vantagens e aumentar o alcance e o sucesso do seu negócio!

Agora que você sabe da importância de um branding e da presença digital para uma imobiliária se tornar uma marca forte online, está pronto para colocar os ensinamentos em prática e alavancar a sua empresa! 🚀

Você está perto de iniciar um projeto de sucesso!

_____

Será o primeiro passo para trabalharmos juntos e iniciarmos mais uma história de sucesso!

É muito importante o preenchimento de todos os campos, pois com certeza iremos retornar.

________

Larissa da Silva Leão

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, na Universidade Salgado de Oliveira.

Certificada em Copywriting pela Rock Content e Marketing Digital e RD Station Marketing pela RD Unversity.

Desde 2022, faz parte do time da Equilíbrio Digital, na área de Planejamento e Copywriting.