Como Usar as Mídias Sociais Para Divulgar a Sua Empresa

Não é mais novidade que as mídias sociais são grandes aliadas na divulgação de produtos e serviços.

Nunca foi tão fácil segmentar campanhas e alcançar tantos clientes em potencial com um investimento tão enxuto.

Empresas de vários segmentos e tamanhos estão presentes nas mídias sociais, inclusive migrando o investimento de outras ações de marketing para elas.

Gerenciar uma mídia social parece tarefa fácil, mas o planejamento, a execução e o monitoramento são atividades árduas e exigem muita disciplina.

1 – Planeje – Tenha em mente o seu público-alvo, desenvolva estratégias e programe publicações pertinentes com frenquência.

Ter um perfil e não publicar nunca não vai adiantar nadinha.  “Quem não é visto, não é lembrado”.

O algoritmo do Facebook por exemplo, apresenta posts no feed de notícias dos usuários que mais interagem (curtem, comentam, enviam mensagens) com a Fan Page.

2 – As melhores imagens e textos – Imagem é tudo!  Cuide muito bem da imagem da sua empresa, logo publique imagens lindas, com boas resoluções, formatos e extensões de arquivos ideais para cada mídia, com textos ideais para as mídias sociais (curtos).

Nada de ficar escrevendo um monte de coisas em cima das imagens, mídias sociais como o Facebook não gostam dessa prática.

Fique ligado na qualidade das imagens, textos curtos e utilize #hashtags certeiras no Instagram.

Os títulos, descrições corretas e relevantes de vídeos no Youtube, aumentam muito as chances do vídeo ser bem colocado nas buscas.

Obs.: O Youtube é o segundo colocado em buscas no mundo, perdendo apenas para o próprio Google.

3 – Publique conteúdo relevante – Estamos na era da informação e nem sempre a propaganda direta é a melhor forma de chegar a um cliente em potencial.  Confira aqui o nosso post que fala mais sobre esse assunto: Inbound e Outbound Marketing – O que é?

Além disso, tenha sempre links que apontem para o seu site.  Ah, é válido lembrar que o site deve estar atualizado e atender as características atuais de navegabilidade (abrir perfeitamente em Smartphones, Tablets, Desktops e SmartTVs).

4 – Trabalhe com impulsionamento – as mídias sociais são “mídias”, logo funcionam melhor “pagando”.  Isso mesmo, patrocine as postagens ou campanhas.

Muito cuidado nessa hora, pois a segmentação do público-alvo, o design e o texto contam muito para a obtenção de um bom resultado.

Relembrando:  Nada de inserir uma longa descrição de produtos, serviços, etc. em cima de imagens.

Existe uma limitação de 20% de área para textos sobrepostos em imagens nos posts patrocinados – Facebook.

5 – Monitore as ações – Estar nas mídias sociais é estar presente no mundo digital, um mundo em que os usuários interagem o tempo todo: comentam posts, avaliam a empresa, enviam mensagens para sanar dúvidas e até reclamar de algo.

Não interagir em tempo hábil é um pecado enorme e pode custar caro.

6 – Muita atenção nas métricas – A maioria das mídias sociais disponibilizam ferramentas para mensurar os resultados das ações, permitindo assim uma avaliação do planejamento e das ações executadas.

Um perfil em uma mídia social tem como objetivo, aproximar o cliente da marca. São canais de comunicação que podem ser um grandes aliados se utilizados com as técnicas corretas.

Muitos empresários com intuído de reduzir custos, acabam optando pelo gerenciamento das mídias sociais por conta própria, ou delegando a função para algum colaborador que não é qualificado para tal, e possui outras tarefas no seu dia-a-dia.

O resultado pode ser um desastre: imagens ruins, textos sem técnicas de redação publicitária, falta de segmentação, além do desvio de tarefas pela ocupação de um colaborador em uma função que não domina (tirando ele da principal função); nenhum monitoramento e muito menos métricas.  Ou seja, o barato pode sair muito caro.

É possível criar, gerenciar e manter perfis com os próprios colaboradores de uma empresa, mas o ideal é que estes sejam especializados para atuar como tal.

Mesmo com as mídias sociais apresentando soluções gratuitas para postagens e até mesmo formas resumidas e simplificadas de impulsionamento, o bom desempenho nelas necessita de muito mais, e devemos envolver profissionais de várias áreas (designers, redatores e analistas de mídias sociais) para que o resultado desejado seja alcançado.

O gerenciamento em mídias sociais deve ser encarado como parte de uma campanha publicitária ou uma ação de marketing, logo não deve ser encarado como um custo e sim um investimento.

Ninguém quer que a imagem da sua empresa seja algo “mais ou menos” e sim o melhor e mais bonito, pois “mesmo pequeno, pareça ser grande”.

 

Julio Cesar Rogério

Especialista em Marketing pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira, atua no mercado digital desde 2002, tendo participado de cursos e treinamentos oficiais com as equipes do Google e Facebook.

Em 2005, fundou a Equilíbrio Digital, uma agência online e offline que atende clientes de vários tamanhos e segmentos de mercado.

 

Vamos conversar mais sobre o gerenciamento das mídias sociais da sua empresa? 

Clique aqui e em contato conosco, temos certeza que faremos uma estratégia eficaz para você!